Public Relations tools

Ao olharmos para as Relações Públicas compreendemos que se trata de uma profissão completa e exigente, não só porque engloba diversas áreas de actuação de enorme responsabilidade, como também porque exige que os profissionais desta área estejam constantemente atentos a tudo.

É claro que consoante a organização na qual estamos inseridos existem determinados assuntos nos quais devemos estar focados a cem por cento, contudo, se apenas estivermos focados no contexto central, vão escapar-nos questões importantes para a organização e que podem de alguma forma afectá-la. Neste sentido, uma visão a 360º é fundamental para um eficaz desempenho em RP.

Num ambiente cada vez mais complexo e mais competitivo, a profissão de Relações Públicas torna-se ainda mais exigente e complexa, sendo crucial que os profissinais desta área tenham a capacidade de acompanhar, agir e desenvolver estratégias de RP de forma rápida e eficaz.

Tendo em conta estas necessidades, temos a sorte de actualmente ter ao nosso dispor uma diversidade de ferramentas que de alguma forma “facilitam” o nosso trabalho.  Trata-se de ferramentas de auxílio que nos ajudam a agir de forma rápida – ajudando, por exemplo, a compreender que assuntos estão a ser os mais falados numa determinada altura, o que irá determinar os temas nos quais a organização poderá debruçar-se nos seus social media –, e a realizar um acompanhamento diário e detalhado tanto da organização bem como de toda a sua envolvente – permitindo, por exemplo, avaliar o desempenho da organização nos social media e compará-lo com o da sua concorrência –.

Hoje quero falar-vos de uma destas ferramentas, o Email Hunter. Uma ferramenta bastante simples, contudo, bastante prática e uma ajuda fundamental para obtenção de contactos e construção de bases de dados num espaço de tempo bastante mais reduzido.

De um certo modo, o envio de informação por e-mail é uma instrumento “antiquado”, contudo, isto não significa que seja um mecanismo inapropriado nos tempos que correm, aliás, muito pelo contrário, o e-mail continua a ser é uma forma eficaz para envio de informação a um grande número de pessoas de forma rápida e económica.

Contudo, e informação e o e-mail não são suficientes por sí só para se agir ou reagir de forma rápida e eficaz em qualquer situação, para tal, é crucial a existência de uma forte base de dados, com todos os contactos importantes para a organização  – ou que podem vir a ser importantes em algum momento  –, como é o caso dos consumidores, media, líderes de opinião, bloggers influentes, entre outros.

É neste sentido que surge o Email Hunter, um novo método para alcançar pessoas com o intuito de posteriormente passar mensagens sempre que necessário.

Email Hunter:

img1

Esta ferramenta, criada pelos franceses Antoine Finkelstein e François Grante em 2015, apresenta três principais funções:

> Através da identificação de um domínio, procura os endereços de e-mail associados ao nome desse mesmo domínio.

Por exemplo, se quisermos identificar os contactos dos jornalistas do Público, basta identificar o nome do domínio, e de seguida aparecem todos os contactos associados ao Público que existem online . Além dos contactos, ainda conseguimos visualizar o link da página na qual estes foram encontrados.

img2

 

> Identifica o e-mail mais provável de uma pessoa a partir de seu primeiro nome, apelido e um nome de domínio – o que pode ser uma ajuda fantástica quando precisamos com urgência de um contacto -.

img3

 

> Verifica a autenticidade de um e-mail – o que nos mostra de imediato se vele ou não a pena incluir este contacto na nossa base de dados ou enviar informação para este endereço.

img4

Relativamente aos preços, apesar de podermos usufruir do primeiro mês de forma gratuita, a utilização desta ferramenta tem um valor associado. As opções são varias, sendo que quanto mais alto é o valor, maior é o número de pesquisas que pode ser realizado – sendo que varia entre as 150 e as 50 mil pesquisas mensais -.

img5

Elaborar uma boa lista de contactos requer tempo, bastante trabalho e organização, contudo, investir na sua construção é fundamental na nossa profissão e vai ser sempre útil e vantajoso. E é neste sentido que o Email Hunter é uma ferramenta óptima – ajuda a obter contactos de forma rápida e a qualquer hora do dia, auxilia na construção de bases de dados e na verificação da autenticidade da base de dados – visto que podemos ir realizando pesquisas complementares para verificar se existe algum novo contacto importante ou se, pelo contrário, algum contacto deixou de pertencer àquela organização -.

Como podemos verificar, o Email Hunter é bastante prático e de fácil utilização, contudo, também apresenta algumas limitações, como é o caso da impossibilidade de criar e organizar bases de dados na própria plataforma e impossibilidade de enviar e-mails através da plataforma. Porém, na minha perspectiva a limitação com maior peso consiste na impossibilidade de pesquisa de endereços de e-mail através dos social media, visto que seria ainda mais prático e por vezes o único caminho para descobrirmos um contacto se pudéssemos pesquisar directamente através do link associado ao linkedin de alguém ou através do link de uma página de facebook de uma pequena organização que não possui um site.

Neste sentido, apesar desta ferramenta ser uma ajuda preciosa para os profissionais de RP, ainda pode ser desenvolvida e melhorada, tornando-se numa ferramenta de e-mail totalmente completa.

Como referir no início, esta é apenas uma das ferramentas que contribuem para a excelência das RP, assim, para os mais curiosos, deixo aqui uma página que identifica e explica a importância de 101 ferramentas úteis em RP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s